O que é um Mangáka?

Publicada por Warolf sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mangaká (em japonês: 漫画家) é uma palavra de origem japonesa, utilizada dentro e fora do território nipônico, para referir-se aos criadores de mangas. Os mais conhecidos são: Eiichiro Oda, Masashi Kishimoto, Kubo Taito, Hiroaki Samura, Akira Toriyama, CLAMP, Obata Takeshi, Watsuki Nobuhiro, Masami Kurumada.

                                                                 (Hiro Mashima)

Todos os mangakás residem no Japão. Contudo, não necessariamente são de origem japonesa. Evidentemente que quem deseja seguir tal carreira deverá morar neste país pois deverá cursar uma faculdade específica na área. O caminho a ser seguido para tornar-se um mangaká é de muito suor, lágrimas, subnutrição e falta de sono.

Há todo um processo que requerido para intitular-se “mangaká”. Em geral, os jovens iniciam a carreira em torno dos 16 anos. Produzem os Names (rabiscos de histórias) e os mandam para a alguma Editora (a mais conhecida é a JUMP). Esta irá avaliar o talento da pessoa.


                                                                 (JUMP)

Após tal processo, se aceito, o jovem desenhista passa a ser acompanhado por um Editor, um perito no ramo. Este lhe dará dicas e opiniões sobre suas futuras histórias: as chances de serem aceitas, o que há de errado, pontos nos quais o jovem deve focar-se mais.

Aos poucos, o futuro mangaká participa de diversos concursos enviando seus Oneshots (pequenas histórias) e ganhando sempre mais popularidade no mundo dos mangakás.


                                                                       

1 Comment
  1. Que maneiro esse Post.Um dia serei Mangaká.Por enquanto aproveitarei o sono que ainda tenho

    Posted on 16 de junho de 2011 às 23:44

     

Enviar um comentário